segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Vereadores visitam Câmara Jovem em Santa Helena


       Por sugestão da vereadora Sueli Guerra (PMDB), está em tramitação no legislativo de Toledo, o Projeto de Lei que institui a Câmara Mirim de Toledo e estabelece suas normas de funcionamento. A Câmara Mirim deverá promover uma ampla discussão em todo o setor da educação e mobilizar a Secretaria Municipal de Educação (SMED), Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Núcleo Regional de Educação e Escolas públicas e particulares.
 
      Outros municípios da região já possuem projetos semelhantes a este, como é o caso de Santa Helena, onde a Câmara Jovem está em funcionamento há 4 anos. Para conhecer de perto a realidade deste projeto, a Vereadora Sueli Guerra (PMDB), acompanhada do Vereador Walmor Lodi (PR) estiveram no município vizinho na tarde da última quarta-feira (29) para uma conversa com a diretoria da casa. Na ocasião foram recebidos pelo presidente da câmara, Vereador Valdonir Titi, e pala diretora, Tânia Maria Rippie Maffine.
 
       Em conversa Sueli Guerra expôs que o projeto que tramita em Toledo é uma extensão do trabalho realizado pela professora Ester na Escola Municipal Walter Fontan a e ressaltou que a intenção é que o projeto seja completamente suprapartidário. “É importante que a ação não seja vista como um ringue de interesses políticos, mas apenas educacionais”, comentou Sueli.
 
       Santa Helena possui atualmente uma câmara jovem com 11 vereadores, sendo cada um deles é representante de uma das escolas do município. O projeto é destaque e serve de incentivo uma vez que já está consolidado. Além das sessões rotineiras, os jovens participam de palestras e cursos de capacitação. Outro destaque é a sessão itinerante que realizam com o intuito de disseminar os trabalhos do legislativo.

Iniciação Política
       “É evidente que nos dias de hoje poucos são os jovens que demonstram interesse pela política. Implantar uma câmara mirim em Toledo é uma forma de promover os debates dentro da juventude atual e criar estímulos para que, quem sabe no futuro, sejam esses nossos novos representantes”, declarou Sueli. O projeto deverá comportar alunos do ensino fundamental e médio que irão representar no legislativo as necessidades da sua comunidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.