sexta-feira, 21 de março de 2014

‘Fala, Mulher’ reuniu sindicalistas entorno da discussão pela participação feminina dos espaços de decisão


"Lugar de Mulher é onde ela quer estar. Sem restrições", afirmou a Vereadora Sueli Guerra (PMDB) durante o penúltimo evento da programação em alusão ao ‘Mês da Mulher: Por Igualdade, Valorização e Respeito’. O ‘Fala, Mulher: Lideranças Sindicais’. O evento que aconteceu na última quinta-feira, dia 20 de março, foi promovido pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDC) e contou com a palestra da secretária da mulher trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT/PR), Eliana Maria dos Santos.
Em discussão esteve a participação da mulher nos espaços de poder e decisão. Segundo Eliana, hoje existe uma política de participação da mulher nesses espaços, que precisa ser divulgada. “Nossa tarefa na CUT, por exemplo, é fazer essa tarefa de sensibilização dos Sindicatos para promover essa paridade qualitativa, ou seja, que as mulheres também dividam a executiva dos Sindicatos e não estejam apenas no número de composição da chapa, mas também presentes nos cargos de decisão”, afirmou.
O desafio perpassa por todos os cenários históricos e cotidianos, e exige enfrentamento da mulher contra a violência e relações compartilhadas no lar, participação feminina nos movimentos sindicais, além de discussão da política de cotas, entre outros assuntos que integram a luta do gênero. 
Em Toledo, segundo dados de 2011 apresentados pela secretária da pasta, Maria Cecília Ferreira, as mulheres são chefes de família em 45% dos lares e dos 61 mil empregos formais no município, 47% são ocupados por elas, porém, ainda assim o salário médio dos homens é superior, para o mesmo desempenho de funções. “São números que demonstram que mais do que ocupar os espaços, precisamos lutar por igualdade e respeito”.
Presente na ocasião, a vereadora Sueli Guerra – única mulher atualmente na Câmara Municipal de Vereadores – destacou os desafios políticos. “Em Toledo tivemos até hoje apenas cinco vereadoras, das quais, inclusive, a primeira foi a Maria Cecília. E a dificuldade é mostrar para as pessoas, até mesmo para as próprias mulheres, que também temos lugar na política, aliás, lugar de mulher é onde ela quer estar, sem restrições”, explicou.  
Lucia Brentano Vogt é integrante do Sindicato dos Bancários e salientou a importância do evento. “Esse é o nosso momento de falar, expressar as dificuldades e nos unirmos na luta. Porque sofremos tanto preconceito que preferimos deixar como estão as coisas, mas todas somos guerreiras e por isso, temos sim que discutir nosso espaço, como hoje”.
Programação
Dentro da programação do Mês da Mulher promovido pela Secretaria de Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) – com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDC) e diversas secretarias municipais – além do “Fala Mulher”, outros trabalhos já ocorreram, por meio de parcerias com as Secretarias Municipais de Esportes e Lazer (SMEL), Educação (SMED), Cultura e Juventude, Ciscopar e Associação Beneficente Costa Oeste (ACO). Entre as atividades realizadas estão palestras, oficinas, sarau, além de atividades esportivas e de valorização da saúde da mulher.
Para fechar a programação realizada ao longo do mês está prevista a realização, na próxima quinta-feira (27), da Tarde das Mulheres, na Comunidade de Bom Princípio, às 14h.

Da Assessoria. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.