quarta-feira, 7 de maio de 2014

Toledo receberá Planetário


Vereadora Sueli Guerra (PMDB) comenta a ação

        A Exposição de Artes 'Criaturas' do artista plástico toledano, Neimar Proença Oliveira foi aberta na noite da última terça-feira, dia 6 de abril. A exposição está centralizado no Parque Ecológico Diva Paim Barth e reúne uma série de obras que retratam seres inimagináveis. Durante a exposição,o prefeito Beto Lunitti (PMDB) anunciou que Toledo irá receber um novo espaço voltado à educação. De acordo com ele, a Usina do Conhecimento – inaugurada pelo Governo do Estado em 1999 com o propósito de oferecer cursos e treinamentos nas áreas de cultura, arte, tecnologia, informação e comunicação – será transformada em um Planetário.
       Conforme levantamentos já feitos pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com base em uma estrutura semelhante à de Foz do Iguaçu, a obra custará ao município cerca de R$ 2,8 milhões. A secretaria de Educação, Tania de Grandi informou que os levantamentos devem ser concluídos até o final de 2014 e que em 2015 se iniciem as obras. Ela ainda comentou que os benefícios desta obra serão todos voltados para a área do saber. “Sã projeções e tudo faz parte de um política do governo, que utilizará recursos do nosso município, em uma estrutura que servirá para que os alunos da rede municipal tenham acesso à observação dos astros. É algo fantástico se pensarmos na quantidade de conhecimento que estas crianças irão absorver”, comentou.
      A vereadora Sueli Guerra (PMDB) que participou do evento, representando o legislativo de Toledo, elogiou a iniciativa da atual administração. “Este é um projeto grandioso que trará visibilidade ao nosso município e claro, incentivo às nossas crianças e adolescentes a mergulhar em novo mundo de possibilidades”, comentou.

Planetário
        Em todo o Paraná existem apenas quatro planetários, localizados em Curitiba, Araucária, Londrina e Foz do Iguaçu.
     A definição mais simples de planetário é uma mesa redonda com o teto em forma de cúpula hemisférica. Nela, por meio de um projetor de planetário, projeta-se a configuração do céu: a posição das estrelas, dos Sol, da Lua, dos planetas e dos outros objetos astronômicos. A sala pode ser uma espécie de auditório contendo poltronas para os expectadores das sessões de planetário.

Camila Freitag com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.