terça-feira, 19 de novembro de 2013

Projeto de lei que institui feriado no Dia Nacional da Consciência Negra gera polêmica


Durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na noite de ontem (18) os Vereadores/a Sueli Guerra e Genivaldo Paes apresentaram projeto de lei que institui o dia 20 de novembro feriado municipal. A ação gerou polêmica e discussões nas redes sociais

Como forma de reconhecer e trazer à memória as lutas e conquistas de um povo, a Vereadora Sueli Guerra em parceria com Genivaldo Paes, apresentaram durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Toledo, o projeto de Lei nº 231, do Poder legislativo que institui o dia 20 de novembro, feriado municipal em memória ao Dia Nacional da Consciência Negra. O projeto deve ir à análise das comissões para só então ir à votação, no entanto, mesmo assim, polêmicas e discussões permeiam a proposta do projeto.

Durante o momento em que o projeto foi apresentado alguns vereadores soltaram risos tímidos, o que deixou, muitos dos presentes indignados. Nas redes sociais o descontentamento com a situação ficou evidente e o facebook da Vereadora foi palco de inúmeros questionamentos e defesas. A parabenização pela atitude aconteceu em peso. Carolina Recalcatti Silveira foi uma das pessoas que elogiou a ação. “A atitude da vereadora, busca resgatar a história dos negros e negras, que desde sempre tem contribuído de maneira muito expressiva na construção da sociedade brasileira. Que pena que muitas pessoas não entenderam que é um dia de Consciência para refletirmos os erros dos passado e não cometê-los mais”, comentou.

De acordo com Sueli, a intenção do projeto não é apenas acrescentar mais um feriado ao calendário do município, mas sim, institui-lo como forma de respeito e reconhecimento por todas as ações encabeçadas pelo povo negro. Ela afirma que o projeto nasceu a partir da necessidade de estabelecer um elo de respeito entre todas as pessoas. “Não quero com este projeto causar desconfortos em qualquer eixo da sociedade, mas muito pelo contrário, estabelecer um feriado com o intuito de proporcionar a reflexão sobre todas as conquistas e sofrimento enfrentado pelos negros no Brasil até o momento de sua aceitação”, declarou.

Carolina que aprova o projeto alega que o feriado é em nome de mais de 300 anos de escravidão e das famílias que foram destruídas durante este período. “Quantos seres humanos foram torturados, mortos, açoitados em praça pública sem motivo algum. Quantas mulheres negras foram estupradas pelos brancos. Este é o mínimo de reparação que todos nós brasileiros podemos dar a todos nossos irmãos e irmãs negros e negras”, afirmou.

Dia da Consciência Negra
Se o projeto de lei for aprovado, Toledo não será o primeiro município do País a adotar esta lei. Em várias outras cidades, como é o caso de Curitiba, por exemplo, todo o comércio fica paralisado em memória à morte do Zumbi dos Palmares. A data já é feriado em mais de mil cidades brasileiras. Nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o feriado foi instituído por uma lei estadual.

No Brasil, a data já é festejada há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro e em 2003 a data foi inserida no calendário escolar nacional. No entanto, a Lei nº 12.519 que institui oficialmente a data do Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra só foi assinada em 2011.


Opinião
Confira os depoimentos que foram publicados na linha do tempo do facebook da vereadora Sueli Guerra

Leandro Crestani
Parabéns para a vereadora Sueli Guerra pelo projeto lei sobre a comemoração do Dia da Consciência Negra, apesar de certos vereadores darem risadas do Projeto. Convido esses indivíduos (supostamente representantes do povo de Toledo) para uma aula de História para aprender que Dia da Consciência Negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais. Além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país. Em minha opinião "risadas" de representantes da comunidade de Toledo é uma forma preconceito social para o povo do município. Mais uma vez parabéns a Sueli Guerra por lembrar o povo de Toledo que o dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade.

Silvana Marines
 A vereadora Sueli Guerra acaba de ler o projeto de lei, sobre o feriado em comemoração do dia da consciência negra...alguns risos (será que estes tem consciência de quantos votos conseguiram dos negros e negras , sabendo que a maioria deles fazem um grande número de votos nos bairros periféricos onde há grande concentração do povo negro)...Pense Vereador...

Ili Bündchen
Que lástima. Se consideram tão bons a ponto de não refletir que grande parte dos votos que receberam pode ter vindo dos negros... muito triste isso. Ainda bem que temos alguém que nos representa, né Sueli Guerra?
Estamos todos juntos nesta luta pela valorização da história do negro. Já conquistamos muito e vamos, com certeza, conquistar bem mais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.