Na
quinta-feira (03), no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de
Toledo, ocorreu a Audiência Pública promovida pelo Departamento Nacional
de Infraestrutura e Transporte (DNIT). O objetivo do encontro era
informar e esclarecer os detalhes do anteprojeto da duplicação e
readequação da BR-163, no trecho entre Toledo e Marechal Candido Rondon.
Estiveram presentes os prefeitos de Toledo, Beto Lunitti, de Quatro
Pontes, Paulo Feyh, e de Marechal Candido Rondon, Moacir Froelich, o
deputado estadual Elton Welter, empresários e membros da comunidade que
será beneficiada com a obra, que ainda não está orçada.
O
superintendente do DNIT-PR, José da Silva Tiago, lembrou que o momento
serviu para que os interessados na obra – proprietários de
empreendimentos no entorno da via, produtores rurais e usuários de forma
geral – entendessem o anteprojeto, sua concepção e também as
informações técnicas. O trecho totaliza 38,9 quilômetros e terá em sua
extensão nove retornos em desnível, sendo seis viadutos e três
trincheiras, duas passarelas e 25,7 quilômetros de vias marginais. A
previsão é que a duplicação seja entregue num prazo de dois anos após
todas as autorizações e o início das obras, que serão realizadas por uma
única empresa contratada pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC).
“Este modelo não pede que seja realizada audiência pública, porém é
nosso desejo que as pessoas tenham seus questionamentos esclarecidos”.

Uma
das preocupações dos presentes, principalmente agricultores, foi sobre o
trânsito de máquinas agrícolas. O inspetor da 6ª Delegacia de Polícia
Rodoviária Federal de Guaira, Cleiton Tofóli Cortez, lembrou que serão
aplicadas as resoluções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que não
permite o trânsito de maquinários nas pistas de rolamento. O prefeito
Beto Lunitti participou afirmando que o município sugeriu a construção
de três passagens, do tipo trincheira, para a travessia dos maquinários
agrícolas. Beto lembrou que é uma necessidade dos produtores rurais que,
em muitas vezes, possuem áreas que margeiam os dois lados da rodovia.
“Nosso pedido, para sermos atendidos em 100% por este projeto, é este.
Já discutimos com os representantes dos sindicatos ligados à agricultura
esta preocupação”. O superintendente João da Silva Tiago solicitou que
uma passagem seja incluída nos estudos do projeto e sugeriu ainda a
abertura de uma pista de terra, na faixa de domínio do DNIT para o
deslocamento dos implementos, porém este trabalho deveria ficar a cargo
do município e dos produtores.
Para
o prefeito toledano os projetos atendem, até o momento, a maioria das
solicitações feitas pelo município. “Temos muitas reivindicações
atendidas neste projeto, fruto de discussões com os sindicatos e demais
interessados na obra. Posso dizer que 95% está de acordo com o que nós
pensávamos”. Beto ainda acrescentou que para a totalidade dos
atendimentos é preciso apenas que o DNIT contemple as travessias para os
maquinários agrícolas. “O (João da Silva) Tiago sinalizou que será
feito um estudo e vamos aguardar”. O prefeito toledano também comentou
que outros pedidos estão previstos no anteprojeto como os viadutos do
prolongamento da Avenida Rio Grande do Sul e de acesso aos distritos, a
passarela próxima ao Centro de Eventos Ismael Sperafico e diversos
quilômetros de vias marginais.
Competências
As
competências como a elaboração do projeto básico de engenharia, projeto
executivo de engenharia e os estudos necessários a obtenção das
licenças ambientais ficam a cargo da empresa contratada, já a
desapropriação das áreas a serem atingidas pelo empreendimento cabem ao
poder público federal. “Já estamos trabalhando com as faixas limites
previstas em lei e apenas algumas alças de viadutos e pequenos detalhes
precisarão avançar em áreas particulares. Entretanto, tudo será
realizado de forma tranquila e com as indenizações devidas sendo pagas
pelo Governo Federal”, explicou.
Reunião no dia 15 de abril
Durante
o encontro o prefeito Beto Lunitti e os produtores rurais toledanos
agendaram uma reunião com representantes do Departamento de Estradas de
Rodagem do Estado do Paraná (DER) para tratar assuntos relacionados à
falta de pagamento das indenizações, por parte do Governo Estadual, a
alguns proprietários que tiveram áreas expropriadas durante a construção
da PR-467, no trecho entre Toledo e Quatro Pontes. O encontro acontece
no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo, no dia 15 de
abril, às 8h. O evento contará também com a participação do prefeito de
Quatro Pontes, Paulo Feyh, e moradores do município vizinho.
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