quarta-feira, 25 de maio de 2016

Números demonstram melhorias na saúde no primeiro quadrimestre


A vereadora Sueli Guerra participou na terça-feira (24), da Audiência Pública Quadrimestral da Saúde onde foram apresentadas as melhorias na área e os principais destaques da prestação de contas.
O número de partos aumentou e 31,5% representaram partos normais. Outro dado destacado foi o baixo indice de mrotalidade infantil evitável que no primeiro semestre, dos sete óbitos registrados, cinco foram por má formação e considerados inevitáveis pela Vigilância Epidemiológica.

Na atenção básica, a confirmação de consultas foi realizada na Unidade Básica de Saúde do Jardim Coopagro. A diminuição no número de faltantes chegou aos 60%, caindo de 262, entre 02 e 13 de maio, para 114 do dia 16 a 24 de maio. “É gritante a diminuição. Mas mesmo com a confirmação, ainda temos faltantes. É preciso a conscientização das pessoas”, disse a secretária lembrando que mesmo com o contato telefônico houve na agenda de um dos médicos 20 faltantes em uma semana.

 
Contratação de servidores
Outro número que chamou a atenção foi o aumento no quadro de pessoal. Em abril de 2013 eram 722 servidores lotados na Secretaria de Saúde. Atualmente são 869 servidores municipais, com mais 60 chamados na última segunda-feira (24). “Mesmo se considerarmos os desligamentos ainda teremos aproximadamente 150 servidores a mais no nosso quadro funcional”, explicou Denise Campos.

UBS Pioneiro
A secretária Denise Campos ainda citou a experiência com a ampliação do horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde da Vila Pioneiro. No local são acolhidos os pacientes dos territórios da UBS Maracanã, Santa Clara IV e Europa e da própria Vila Pioneiro. “Os pacientes destas UBS’s que procuram a UPA, na Vila Becker, e são classificados pelo Protocolo de Manchester como azuis (não urgentes) e verdes (pouco urgentes) são redirecionados para o antigo Mini Hospital. “Em média 40 pacientes retornaram para seu território e receberam os atendimentos”.

Formações dos profissionais
Outro destaque para este ano é formação continuada dos profissionais de medicina que integram o quadro funcional da Secretaria de Saúde. Os médicos participam de formações e são orientados tecnicamente sobre protocolos de atendimentos. “Com isso temos observado uma diminuição o número de encaminhamentos para especialidades e também a solicitação de exames sem necessidade. Os médicos tem aprovado a ideia e a formação ocorre com o suporte dos especialistas da própria Secretaria de Saúde”, disse. O trabalho foi iniciado em dezembro e as reuniões são mensais. “Orientamos conforme as necessidades dos próprios profissionais”, disse o diretor geral de Saúde de Toledo Fernando Pedrotti.

FONTE: Prefeitura de Toledo


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.