quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Toledo receberá Campus da UFPR




           A Universidade Federal do Paraná (UFPR) enviou recentemente a Prefeitura de Toledo um ofício que formaliza a extensão do Curso de Medicina e a aprovação do terreno oferecido pela administração. Com isso, mais do que o curso, o município deverá receber um Campus da UFPR que comportará cerca de 5 formações da área da saúde. Celebrando esta conquista, o prefeito Beto Lunitti (PMDB) se reuniu na manhã de hoje (28) com lideranças regionais para apresentar o ofício e todos os trâmites já passados. A área concedida pelo município é de 34 mil metros quadrados e fica em frente as instalações do Hospital Regional.

        Emocionado, o prefeito Lunitti declarou que dentre todas as ações que já realizou nesses anos de mandato esta é a mais importante e a classificou como fato histórico. “De tudo o que temos trabalhado até aqui, esta conquista já valeu o mandato inteiro”, afirmou.

      Desde 2013, o prefeito, juntamente com o então Deputado Estadual Elton Welter (PT) agilizam os trâmites para que isso fosse possível. Os dois fizeram várias visitas ao Ministério da Educação (MEC) e a Universidade para discutir a implantação do curso. Em 2014, a instituição de ensino demonstrou maior interesse e enviou representantes para conhecer o município e verificar os espaços para instalações.


Autoridades comemoram conquista do Campus

         A Secretária Municipal de Saúde, Denise Campos, comentou que com a implantação do curso, Toledo passa a ser uma máquina de formação de profissionais capacitados. Já o presidente da Câmara Municipal de Toledo, Ademar Dorfschmidt (PMDB) lembrou que com o início dos cursos, o município possuirá um número bem maior de pessoas capacitadas circulando nos corredores hospitalares. “Teremos em torno de 200 a 250 estagiários da área de saúde para melhor atender nossa população”, comentou.

      Para a vereadora Sueli Guerra (PMDB) uma nova universidade em Toledo, incentiva ainda mais as crianças que hoje estão, na escola básica trilhando um caminho rumo a formação acadêmica. “Realmente é uma grande conquista para todos os toledanos. Isso é resultado de muito trabalho da atual gestão que deixa transparente a preocupação com a educação”, declarou.

      O Deputado Welter enfatizou a importância das articulações políticas e destacou que o curso também será aberto na Universidade Integração Latino Americana (Unila) de Foz do Iguaçu, dando maior visibilidade a Região Oeste do Paraná. “Serão mais de 100 vagas em toda a região. Assim, a longo prazo, vamos formar profissionais capacitados, não apenas para Toledo como também para todo o Brasil”, afirmou.


Toledo: Polo Universitário
       Com a instalação do Campus da UFPR, o município de Toledo, com população superior a 130 mil habitantes se consolida como pólo universitário. Dessa maneira, o município contempla então, três universidades públicas, duas particulares, uma particular de ensino à distância, além de uma faculdade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.