quinta-feira, 30 de abril de 2015

Toledo define integrantes para Fórum de Mulheres




As representantes de Toledo foram escolhidas durante o Encontro de Desenvolvimento Local na Perspectiva das Mulheres do Oeste do Paraná realizado em Foz do Iguaçu. A comissão do município possui mais de 15 mulheres envolvidas.


        Na última terça-feira (28), aconteceu em Foz do Iguaçu na sede da Itaipu Binacional a segunda etapa do Encontro de Desenvolvimento Local na Perspectiva das Mulheres do Oeste do Paraná. A vereadora Sueli Guerra (PMDB) e várias mulheres de representatividade em Toledo, como Moema Viezzer, Maria Cecília Ferreira e a Coordenadora Administrativo da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres Florinda Oliveira, estiveram presentes. O evento da continuidade ao encontro realizado em Toledo, em novembro de 2014.


       Na oportunidade foi criado um Fórum para cada um dos municípios representados no encontro. A intenção dos fóruns é incentivar a participação da Mulher em todos as pontas da sociedade. De acordo com a Vereadora Sueli Guerra (PMDB) é preciso que as mulheres se sintam parte das grandes discussões. “É dessa maneira que queremos atrair a cada dia mais mulheres para o diálogo e debate das ações que acontecem em nossa região, formando assim, quem sabe, futuras lideranças”, declarou.


        O Fórum de Toledo está composto por 15 mulheres que deverão a partir de agora, trazer outras interessadas para o debate. De acordo com Florinda é preciso fomentar a participação e o diálogo a cada dia mais. “Só assim conseguiremos criar uma sociedade equiparada. Só quando a mulher se colocar no centro das discussões com autonomia e empoderamento é que vamos vencendo os opressões , e conquistando os espaços” comentou.


Trabalho


        Entre as palestras de destaque está “O sistema de indicadores municipais de trabalho decente: Conteúdo e possibilidades de uso nas estratégias de desenvolvimento local na perspectivas das mulheres”. A palestra foi ministrada por José Ribeiro, oficial de projeto da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ribeiro apresentou dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aprontam que em Toledo 40,5% das mulheres com mais de 15 anos não possuem instrução educacional ou possuem o Ensino Fundamental incompleto, enquanto que apenas 13% das mulheres residentes em Toledo possuem Ensino Superior Completo. “Essa situação implica nas condições de trabalho e cargos ocupados pelas mulheres. É por essas e outras tantas situações que precisamos discutir a presença da mulher no desenvolvimento da região. Toledo possui mais de 5 Universidades e os números não podem ser assim tão pessimistas”, comentou Sueli.


Continuidade


       O evento realizado em Foz do Iguaçu na última terça-feira é uma continuidade de um trabalho que começou a ser desenvolvido em 2014. O Encontro de Desenvolvimento Local na Perspectiva das Mulheres do Oeste do Paraná, reuniu mais de 150 mulheres da região em dezembro do ano passado para discutir assuntos pertinentes ao tema. Na ocasião foram traçadas comitivas para o evento desse ano que deveria criar o fórum.

      
Naquela ocasião, o evento de 2014 contemplou cerca de 8 horas de palestras. A primeira foi ministrada pelo arquiteto Mario Cezar Costenaro que apresentou o projeto Oeste em Desenvolvimento e falou sobre o desenvolvimento econômico da região com foco na construção de uma cultura homogênea. Além disso também foi discutido a questão do mundo do trabalho para as mulheres e a valorização das profissionais.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.